Day Sleep

19th of March, World Sleep Day 2021

Assinalou-se ontem, uma vez mais, o Dia Mundial do Sono, como sempre antes do equinócio de Março, que este ano se celebra hoje, anunciando a mudança de estação. É oportunidade para lembrar que há um ritmo circadiano individual e que, seja ele qual for, muitíssimo aconselhável para viver bem é respeitá-lo e assegurar regularidade. Parece tão simples, mas é precisamente com um padrão regular que, desde muito cedo, quase sempre tive problemas. É-me impossível contrariar insónias crónicas sem passar uma noite em claro de tempos a tempos, o que nem sequer me é particularmente difícil. Duro mesmo, cada vez mais, é não ir dormitando durante o dia ou acordar a meio da tarde. São distúrbios do sono, mas também podem ser só ritmos avessos à ausência de uma rotina equilibrada por temporadas longas o suficiente para chegarem a ser estáveis. 

Desta feita, em plena pandemia, parece que não sou a única a ter dado cabo de qualquer padrão relativo ao sono... para mim, não é assim muito assustador. Estou habituada. Será diferente para muitos dos que agora, extraordinariamente,  se confrontam com várias instabilidades do tempo de recobro. Sem mais esta regularidade essencial agrava-se a saúde colectiva generalizada; é um facto pouco discutido e tão necessário a um funcionamento mais atento ou produtivo, se se preferir. Ao bem estar e à capacidade de produção, seguramente.

Tenho tentado manter a noção de dias úteis e fim de semana, ajuda-me a exigir mais ou menos dos meus despertares e movimentos arrancados à força. A destrinçar dias para inventar trabalho, cumprir tarefas, errar ou passear. Ainda que para os mais assoberbados com horas obrigatórias seja difícil de compreender para que precisamos do fim, nós que não temos a semana.

Ontem deitámo-nos às quatro da manhã, tínhamos ficado a experimentar uma versão com mais baixo e menos bateria do segundo esboço da letra de Prédios, a nossa primeira música. Hoje tivemos órgão. E depois bateria. E havemos de conseguir uma versão com todos os instrumentos a tocar juntos, quiçá em uníssono, mas, inevitavelmente, ainda, digitalmente. Parece uma brincadeira. Eu canto tudo. Eu canto! E depois dormimos. Hoje o dia foi mesmo muito produtivo a partir das duas da tarde. Tinha acordado com um novo fragmento de melodia para cantarolar. Três palavras: raios te partam. Raiooooos Raioooooos. 

not sleeping the day

Yesterday was World Sleep Day once again, as always before the March equinox, which this year is celebrated today, heralding the change of season. It is an opportunity to remember that there is an individual circadian rhythm and that, whatever this might be, it is highly advisable to respect it and ensure regularity in order to live well.

https://youtu.be/gcspJJ44gbg


Comments

Popular Posts