‘¡Hasta la victoria siempre!’

Foi a mais frutuosa expedição em que alguma vez tomei parte. Esta manhã despedi-me da comandante, aquela que me proporcionou o maior luxo a que tive direito enquanto contribuinte da segurança social alemã. A saber: 8 anos de psicoterapia. Do desespero profundo ao equilíbrio possível, passando pela revista e desenvolvida arte do escapismo, até à tomada lúcida de decisões consequentes, chegando, enfim, ao desmame gradual de todo este acompanhamento inédito. 

A minha gratidão não tem tamanho, corresponde à mudança radical que encetámos faz tempo, tanto quanto aquele que necessário foi e a burocracia soube permitir, não só para averiguar a origem do estabelecimento de incapacidades e limitações várias, como para criar novos mecanismos de superação da dor. Sem ela, a minha doce e firme psicóloga hispano-alemã, um bocadinho portuguesa, não teria podido vislumbrar quaisquer alternativas ao medo, à culpa, ao perigo e à auto-comiseração, para a qual também a violência, sem réstia de esperança numa muito desejada catarse, pode empurrar. 

Chegámos ao fim do último trilho. Sobra a vida que resta para desempenhar aqueles papéis que, finalmente, em plena consciência, quero escolher. 

This other kingdom seems by far the best

Jim Morrison - Hour For Magic / Freedom Exists / Severed Garden - YouTube

Obrigada, Pilar.

Comments

Popular Posts